Agora é a hora de construir sua marca pessoal
Lá atras, na época de nossos pais e avós, não se falava sobre a questão de marca pessoal, mas era claro a separação da vida profissional com a nossa vida pessoal (social).
Bom, desculpe desapontá-lo, mas a meu ver isso não existe, assim como tínhamos o mundo off-line, separado do mundo online, hoje isso tecnicamente se fundiu, o famoso híbrido, assim também somos nós como marcas pessoais. Não dá para separa uma pessoa ente os dois mundos, profissional e pessoal, na verdade o que temos é uma adaptação da comunicação, pois na essência, este individuo continua sendo o(a) mesmo(a)
Hoje profissionais, grandes ou pequenos, de todas as áreas, iniciantes ou seniors, todos entenderam a importância de se construí uma marca pessoal forte e consistente. Como diz o empresário acelerador de pessoas e amigo Ricardo Bellino.
“Minha marca pessoal precede meu negócio”
Assim também deve ser você, seu nome é seu maior patrimônio, é maior do que o logo da sua empresa ou da empresa na qual você está inserido. Você até pode achar que eu estou louco, afinal como meu nome pode ser maior que uma Coca Cola por exemplo?
Fácil! Uma empresa é feita de pessoas, você por mais que tenha se candidatado a uma vaga foi selecionado em uma entrevista, com dinâmicas e tudo mais e foi escolhido, então você possui diferenciais e atributos que fizeram com que fosse contratado ou talvez seja um profissional que chamou a atenção da empresa por algum motivo, seja por resultados, postura ética, conhecimento específico etc. e foi convidado a fazer parte da empresa.
Estamos falando de valo percebido, estamos falando de algo em você que a concorrência não conseguiu copiar, estamos falando da sua essência, dos seus valores, crenças e habilidades, que juntas tonam você único(a).
Hoje o branding se tornou parte fundamental da estratégia que qualquer empresa, para você entende essa importante estratégia, perceba que existem marcas que são reconhecidas até por crianças que nem sabem ler. Elas geram experiencias nos consumidores e possíveis consumidores e os fazem se tornar fiéis seguidores, os famosos embaixadores da marca.
Porém, muitas destas marcas, hoje necessitam estar apoiadas em marcas pessoais que as humanizem, que tragam relevância e validem as marcas corporativas. Estamos falando da era do pode das marcas pessoais!!!
Os profissionais que entenderem a sua importância como marcas, trabalharem bem todos os seu os pontos de contato com o mercado, seja no online ou no offline irão alcançar o sucesso profissional. Estou falando aqui mais do que “se vender” por meio da sua marca pessoal, estou falando de relacionamento, experiência, geração de conteúdo relevante. Estes profissionais com toda certeza estarão fazendo sua promoção de modo muito mais efetivo, gerando credibilidade, valor para suas marcas pessoais e automaticamente aumentando sua reputação.
A era da marca pessoal chegou já faz um tempo, mas muitos profissionais ainda não se aperceberam disto.
A
Edelma
uma agência global de comunicação, parceira de empresas e organizações para construir, promover e proteger suas marcas e reputações atualizou o seu
TRUST BAROMETER 2022
que no seu relatório com recorte para o Brasil mostra, que nós, indivíduos “comuns” somos marcas fortes e confiáveis.

Crédito da imagem: Edelman
Veja que pessoas da minha comunidade e meus colegas de trabalho, estão entre aqueles com positividade no índice de confiabilidade.
Então posso afirmar com total convicção que o título deste artigo:
Agora é a hora de construir sua marca pessoal
, foi validado. Se nesse momento pesquisas mostram que você é percebido como mais confiável que muitos CEOs, jornalistas e autoridades governamentais, este é o momento de você investir em você, na sua marca pessoal e alcançar os objetivos desejados.
A hora da sua marca pessoal é agora!!
Paulo Moreti: especialista em Personal Branding, publicitário, coach, autor, palestrante e criador da metodologia Personal Branding Step by Step

