Encontrando um propósito: preparando o caminho para sua marca pessoal
Falar que vivemos num mundo dinâmico, repleto de informações e escolhas já se tornou clichê, mas destacar-se nele, tornou-se mais crucial do que nunca. Não importa se você é um novo entrante no mercado, recém-saído da faculdade, um empresário, um profissional das mais diversas áreas, construir uma marca pessoal pode ser o seu passaporte para o sucesso.
Mas muitos ainda possuem a mesma dúvida que talvez você também possua:
Por onde começar?
Com toda certeza diria que o início está aí dentro de você. Buscar se conhecer, ou seja, fazer um trabalho de autoconhecimento é o primeiro passo e com ele virá a descoberta de algo muito importante, o seu propósito.
Neste texto, vamos entender o que é o propósito e como ele pode servir de base para a criação de uma marca pessoal atraente e que deixe um legado. Ao entender o significado do propósito e seu papel na marca pessoal, você pode traçar um caminho em direção à autenticidade, que é outro ponto primordial da sua marca pessoal, e como tudo pode influenciar e impactar de forma duradouro a sua marca pessoal.
Entendendo o propósito
Em sua essência, o propósito é a força motriz que nos impulsiona para frente. Como costumo dizer, é a razão pela qual levantamos da cama todas as manhãs com determinação e paixão para fazer o que fazemos. O propósito não é apenas um ideal elevado; mas sim uma ferramenta prática para direcionar nossos esforços para empreendimentos significativos. Independentemente se você está buscando sucesso em sua carreira, iniciando um negócio ou construindo seu nome em sua área de atuação, definir seu propósito é o primeiro passo para uma marca pessoal de sucesso.
Alinhando propósito com paixão
Estão aqui dois combustíveis para uma marca pessoal de sucesso e que estão sempre conectados: paixão e propósito. Para mim a paixão é o fogo que arde dentro de nós, enquanto o propósito é o ponto de chegada que nos esforçamos para alcançar. Quando esses dois elementos se alinham, a mágica acontece.
Esses dois ingredientes juntos/combinados, fazem com que a marca pessoal se torne uma representação poderosa de quem se é, do que se faz, o que se representa e o que pretende alcançar.
O trabalho de “descoberta” do propósito se dá, com assertividade, dentro do processo de construção de marca pessoal, onde se faz necessário ter clareza de seus valores, crenças, imagem percebida e projetada e seus interesses, pois isso tudo reflete quem você é, onde deseja chegar. Alinhar seu propósito com suas paixões prepara o terreno para uma autêntica jornada de marca pessoal.
Alguns pontos importantes para essa jornada:
1) A Vantagem da Autenticidade
Na era da comunicação instantânea, a autenticidade se tornou uma característica valorizada, pois as pessoas podem facilmente perceber quando uma marca pessoal está sendo genuíno ou apenas fingindo. A marca pessoal com foco no propósito depende muito da autenticidade, porque quando a narrativa da marca reflete seu verdadeiro eu e ressoa com seus valores, ela atrai pessoas com ideias semelhantes e cultiva seguidores leais. A autenticidade não apenas o diferencia da multidão, mas também gera confiança e credibilidade. Se quiser se aprofundar tenho um artigo em minha newsletter aqui no LinkedIn falando somente sobre autenticidade.
2) Criando sua história de marca pessoal
Toda marca pessoal precisa de uma história convincente, autêntica que envolva e cative o público. Sua história é a ponte que conecta seu propósito às necessidades e aspirações de seu público. Compartilhe sua jornada, seus desafios e os momentos cruciais que o levaram a descobrir seu propósito, humanize sua marca e a torne identificável. Uma história de marca pessoal bem elaborada tem o poder de inspirar, motivar e deixar um impacto duradouro.
3) Construindo Autoridade e Influência
Uma marca pessoal voltada para um propósito comanda naturalmente a autoridade. Quando se é movido por um propósito claro, se exala confiança e experiência por todos os poros. O comprometimento com o propósito leva o profissional a buscar continuamente conhecimento e aprimorar suas habilidades. À medida que se constrói a autoridade em uma área de atuação, a influência cresce. Isso leva a marca pessoal a ser influente e com isso as pessoas recorrem a ela para obter conselhos, orientações e insights, sem falar nas oportunidades profissionais que podem surgir.
4) Expansão de alcance e impacto
Para uma marca pessoal orientada por um propósito não há limites. Ele transcende as questões geográficas e atinge um público global. Hoje, em um mundo conectado, a marca pessoal pode compartilhar o propósito e mensagem com diversos públicos de interesse.
À medida que a marca ressoa em diversas comunidades, seu impacto se multiplica exponencialmente. O propósito acaba se tornando um elo que une as pessoas e impulsiona mudanças positivas em uma escala maior.
Tenha em mente que as tendências são conceitos de curto prazo, vêm e vão, mas o propósito é atemporal. Uma marca pessoal voltada para um propósito tem potencial para longevidade e criação de um legado duradouro. Quando ela se concentra em fazer a diferença e atender às necessidades genuínas, permanece relevante e duradoura. Uma marca pessoal com propósito possui um impacto que vai além do seu sucesso imediato, deixando uma marca nas gerações futuras. Então, embarque no caminho do propósito e observe como sua marca pessoal se torna um farol de inspiração e influência.
Fonte: Paulo Moreti – especialista em Personal Branding, publicitário,
coach, autor.

