Executive Personal Branding Marcas Pessoais impactando o mundo corporativo
Vejo muitos profissionais competentíssimos, porém batendo cabeça no mercado, não conseguindo se posicionar e sabe por quê?
Simplesmente porque estão entregando mais do mesmo para o mercado, estão entregando somente as habilidades técnicas e se tornando um “comodities”. Talvez alguns profissionais que leiam este artigo fiquem um pouco bravos comigo por colocar desta forma, mas é uma realidade e eu explico.
O problema é que as pessoas não se conhecem e, consequentemente, não sabem se promover de forma efetiva, acabam apresentado para o mercado mais do mesmo, uma formação, uma habilidade técnica, o domínio de uma língua estrangeriam, uma especialização e por aí vai. Não que estes pontos não sejam importantes, mas pense; entre dois concorrentes a prestar serviços para uma empresa ou a concorrerem a uma vaga, por que escolher um e não outro se ambos tem as mesmas habilidades técnicas?
Você concorda comigo que temos que ir um passo à frente da concorrência, que precisamos trazer algo para o jogo que o meu concorrente não tenha? E que seja algo que me apresente como único?
Pois bem, isso você conseguirá apresentar quando se conhecer bem. Poderá usar isso como estratégico, quando você tem o autoconhecimento. Tudo que precisa para criar esse diferencial competitivo está ai dentro de você, esse movimento ou exercício de buscar essas informações, podemos dizer assim, é um trabalho de resgate de muitas coisas acumuladas durante toda a sua vida, quanto mais você ativa esse processo de autoconhecimento, mais seu cérebro resgata/armazena informações para serem utilizadas lá na frente e a isso damos o nome cientifico de sinapses, e faz com que seus neurônios criem novas conexões que chamamos de neuroplasticidade. O que quero dizer com isso é que quanto mais você faz esse trabalho de autoconhecimento mais informações está resgatando sobre você e com essas informações acaba fazendo novas conexões que geram novas ideias de por exemplo, se mostre para o mercado, que saem do padrão de apresentação de habilidades técnicas.
O autoconhecimento nos traz um aumento da consciência de quem somos, da nossa essência e o entendimento da nossa individualidade, ou seja, saímos do “comodities”.
Precisamos trazer à tona todos os aspectos importantes como: valores, propósito e diferenciais competitivos para que as pessoas nos conheçam não só por aquilo que fazemos bem feito mas pelo que somos.
Todos queremos ser marcas pessoais relevantes, ser vistos e lembrados como a primeira opção no mercado, afinal marcas são criadas nas mentes das pessoas.
Somos marcas consumidas por marcas e desejadas por marcas e aqui estou falando tanto de pessoas como empresas.
Ninguém “compra” aquilo que não conhece!!
Por meio do autoconhecimento, somada as habilidades técnicas, você consegue traçar o desenvolvimento do que chamamos de plataforma de marca e com ela trabalhar as ações de marketing pessoal efetivas, trazendo relevância e criando valor, pois é preciso fazer a gestão do seu maior ativo, sua marca pessoal. Com o autoconhecimento a sua Marca Pessoal se diferencia da concorrência de forma consistente, impulsionando sua premissa de valor único.
“Hoje, o mais importante, para quem quer trabalhar e
fazer negócios, é ser diretor da marca chamada VOCÊ”
Tom Peters
Não importante se você é empreendedor, colaborador em uma empresa, figura pública, esportista, ator ou cantor, você é uma marca que precisa conhecer bem todas as características desse “produto” para alinhá-lo com seu marketing pessoal, gerando resultados efetivos, afinal nada é mais desgastante do que não ser autêntico.
Garanto a você que trabalhando seu autoconhecimento responder à pergunta quem é você, se tornará uma forma de apresentar o melhor produto do mercado e não somente um nome e uma profissão.
Nosso programa de gestão de marca e marketing pessoal faz exatamente essa proposta, são 16 horas de conteúdo, passando por 40 momentos de reflexão e exercícios que trarão uma total clareza de quem você é (autoconhecimento e marca pessoal) e como apresentar-se estrategicamente para o mercado (marketing pessoal).
Se quiser potencializar sua marca pessoal, convido você a fazer um de nossos programas de gestão de marca e marketing pessoal. Veja em Academy | VOCÊ tudo que po demos te oferecer.
Paulo Moreti
Gestor de Marca Pessoal e Marketin g Pessoal
Simple You Desenvolvimento Humano

