Gestão de Marca Pessoal para Médicos ou Personal Branding for Doctors
Não dá mais para falar que um profissional não precisa se preocupar com sua Marca Pessoal, muito menos fazer a gestão dela nos pontos de contato, ou que precisa simplesmente fazer seu Marketing Pessoal da mesma forma que o concorrente o faz, principalmente quando falamos dos médicos.
Hoje não basta a titulação, o conhecimento técnico, claro que essa formação é muito importante, mas com ela deve vir toda uma gestão deste profissional, de sua imagem pessoal, do seu Marketing Pessoal tanto no mundo offline quanto on-line . Todos os pontos de contato desta marca precisam ser analisados, comunicarem a mesma coisa e com um agravante que esteja em consonância com as resoluções do CFM para publicidade médica. Para aqueles profissionais que querem saber mais sobre as questões de publicidade médica aqui vai o link do Manual de publicidade médica do CFM
O que muitos médicos se equivocam, é que eles acreditam que já sabem qual é sua Marca Pessoal, mas possuem uma visão um tanto quanto desfocada sobre isso, porque na verdade assim como a maioria dos profissionais, foi treinado para exercer com excelência sua profissão, mas não foi treinado/ensinado para fazer sua própria gestão pessoal.
Um bom estrategista de Marca Pessoal e Marketing Pessoal, pode auxiliar o médico a criar um plano para diminuir o “ gap ” entre onde sua imagem percebida e sua imagem projetada.
Não existe na gestão da marca e do marketing médico, o copiar e colar do que deu certo para outro profissional, essa gestão deve refletir o que este profissional em específico é, crê, valoriza e deseja do mercado.
A Marca Pessoal do médico é a maneira como ele é percebido pelos seus “consumidores/clientes/pacientes”, simplificando, a marca pessoal significa ser autêntico e agregar valor, sendo percebido não só como a melhor opção, mas como a única opção que atenderá as necessidades deste público.
Esse cuidado com a gestão da Marca e do Marketing Pessoal não está restrito ao profissional que montou seu consultório particular, mas a todos os que atuam em hospitais, clínicas terceirizadas e laboratórios.
Para os médicos que ainda acham que não precisam fazer essa gestão ativamente, só posso dizer que serão prejudicados pela inconsistência da comunicação, que impactará na forma como são vistos e automaticamente prejudicará a própria imagem pessoal e suas relações comerciais.
Porém a Marca Pessoal de um médico feita com gestão e estratégias bem definidas e alinhadas ajudará a aumentar o número de procedimentos que se realiza, expandirá sua prática e auxiliará a tornar-se referência em seu mercado. Outro ponto importante é quando esta gestão de Marca e Marketing Pessoal é bem feita, os ganhos são exponenciais, pois permitem desenvolver uma reputação que servirá de imã para que outros profissionais/empresas queiram trabalhar com este profissional e que clientes/paciente o desejem por ser referências no que faz, pois conseguem enxergar nessa marca, qualidade e consistência.
Gestão da Marca e Marketing Pessoal começa com autoconhecimento, entendimento de seus valores e principalmente dos seus diferenciais, além de autenticidade, saber comunicar efetivamente aquilo que faz, compreensão do mercado e olhos nas tendências. O médico deve conhecer a si mesmo, seus talentos e pontos fortes, mas não deve se enganar, é um processo cuidadoso que não deve ser apressado.
Mas você médico deve estar se perguntando, por onde começar?
Eu poderia escrever aqui algumas páginas com várias dicas, livros “milagrosos”, vídeos e etc, mas sendo bem sincero o resultado só virá por meio de um trabalho focado de autoanálise, autoconhecimento, perfil comportamental , e um processo estruturado de desenvolvimento de plataforma de Marca Pessoal que é a base concreta para toda a estratégia de Marketing Pessoal, e não como todos pensam, Marketing Pessoal como venda, mas como um processo de entendimento de mercado, adequação de comunicação, compreensão e mapeamento de competências, desenvolvimento de ações para, ai sim, se chegar ao processo de venda.
Um esforço que não pode ser terceirizado, precisa ser feito por você doutor ou doutora. Mão na massa, pois ninguém melhor do que você para saber tudo que está ai dentro!
Só então com toda essa base é que você estará pronto para propagar essa marca ao mercado, dizendo quem ela é, o que faz, como faz e para quem faz. Criando desejo, fortalecendo a reputação e mostrando valor e não brigando por preço neste mercado acirrado que estamos vivendo.
O médico precisa criar, no bom sentido, o desejo no cliente/paciente, precisa ser o primeiro a vir à mente dele, causar experiências positivas para que ele se torne o que chamamos de embaixador da marca, propague seu nome e as experiências vividas a tantos outros possíveis pacientes/clientes. O profissional precisa ter um posicionamento claro, pois ele é o elo de conexão entre a Marca Pessoal e o seu Marketing, ele mostra a singularidade da marca.
Comece já a gestão da sua Marca Pessoal.
Paulo Moreti
Gestor de Marca Pessoal e Marketing Pessoal
Simple You Desenvolvimento Humano
Paulo Moreti
Gestor de Marca Pessoal e Marketing Pessoal
Simple You Desenvolvimento Humano

