Marcas pessoais, como elas podem beneficiar as empresas.
Quando falamos em branding, falamos em reconhecimento, reputação, diferenciação frente a concorrência, entre outros pontos, tudo para que a marca corporativa conquiste mais espaço no mercado, na mente dos consumidores e consequentemente mais vendas. E sabe quem pode fazer isso muito bem para a empresa?
Aqueles que trabalham para a marca corporativa, os gestores, líderes, colaboradores, sócios e CEOS. Eles têm sido parte fundamental neste mundo híbrido que estamos vivendo quando se fala em construção de reputação de uma marca corporativa onde as decisões de compra estão sendo muito influenciadas por recomendações constates nas redes, além do próprio presencial.
Estamos falando de marcas pessoais à frente das marcas corporativas. A Marca Pessoal e o famoso Personal Branding (gestão de marca pessoal), são os temas mais abordados hoje em dia, são vários cursos, palestras, livros, especialistas trabalhando a marca pessoal com os mais variados enfoques, tudo isso para dar mais visibilidade e estratégia para os profissionais no mercado.
Um colaborador com sua marca pessoal desenvolvida entenderá a relevância do fortalecimento da marca corporativa e vice-versa, o famoso Co-branding. A empresa que investe em seus profissionais, obtém benefícios com elas e por sua vez, estas irão alavancar seu ativo mais importante, as próprias marcas pessoais, pois a propaganda mais efetiva é a que é feita espontaneamente por eles.
As empresas que olham o apoio ao desenvolvimento das marcas pessoais de seus colaboradores, com bons olhos, terão diversos ganhos como:
- reforço da boa reputação da empresa;
- aumento do reconhecimento da marca empresarial no mercado;
- consolidação da marca corporativa;
- colaboradores mais engajados;
- humanização da marca;
- amplificação da mensagem em todo o seu ecossistema;
- retenção e atração de talentos;
- possibilidade de atração de novos clientes.
Já se olharmos pelo lado das marcas pessoais, os ganhos são:
- estabelecer credibilidade;
- inspirar;
- ampliar a visibilidade e a conscientização do público;
- aumentar a demanda e fidelidade dos clientes e parceiros;
- aumentar a confiança do profissional;
- fortalecer a marca corporativa;
- conquistar mais clientes;
- tornar a marca corporativa mais desejada;
- ter maior sentimento de confiança .
Precisamos entender que deve haver entre marca pessoal e corporativa uma relação com significado, de forma ética, um alinhamento entre objetivos, reputação, propósito e posicionamento corporativo e dos colaboradores, aquilo que é dito como marca se reflete e deve reverberar por meio do marketing. As marcas pessoais estão se tornando cada vez mais "profissionalizadas" e as marcas corporativas por sua vez mais “humanizadas”, tudo para que algo muito importante se cristalize no mercado, a confiança.
Para mostrar essa relevância, trago um recorte, uma pequena parte da EDELMAN TRUST BAROMETER 2022 , em sua 22ª edição do estudo anual de confiança e credibilidade, que é uma pesquisa desenvolvida pela Edelman Data & Intelligence, e que mostra o grau de confiança em líderes da sociedade.
Aqui vemos que entre os mais confiáveis mesma que com uma ligeira queda relacionada ao ano de 2021, o item MEU CEO com 65% e sem variação de 2021 para 2022, MEUS COLEGAS DE TRABALHO com 72%, se encontram como os itens de mais confiabilidade.

Trago apenas a título de ilustração para mostra que realmente as marcas pessoais dentro das empresas tem uma força tremenda. Algo que parece óbvio afinal empresas são feitas de pessoas, mas muitas destas empresas ainda não se atentaram para esse grande ativo que possuem.
Então vale à pena ressalta que a marca pessoal que se encontra por trás da marca corporativa, impacta muito em seu fortalecimento, confiança, credibilidade e pincipalmente em sua reputação.
Então, Profissional, invista em você! Empresa, invista nas marcas pessoais que a representam!
Uma não existem sem a outra...
Paulo Moreti: especialista em Personal Branding, publicitário, coach, autor, palestrante e criador da metodologia Personal Branding Step by Step

