Personal Brand Accountability
A ideia aqui é trazer o termo accountability do mundo corporativo para o pessoal, não sou expert no assunto accountability, mas sim em Personal Branding, mas entendo que cada vez mais precisamos aprimorar a gestão das marcas pessoais e, um ponto relevante para isso é a questão da “responsabilidade”.
Mas para falar de Personal Brand Accountability, primeiro precisamos entender um pouco sobre o termo e conceito de Accountability, que em sua tradução literal significa responsabilidade.
Então você deve estar se perguntando:
Você deu um nome bonito para responsabilidade?
Na verdade, não! Há uma diferença entre elas, quando se fala de responsabilidade, esta encontra-se diretamente ligada a capacidade que possuímos de concluir atividades pendentes conforme definido previamente, exemplo: por data, horário, padrões éticos, organizacionais etc.
Já o Accountability refere-se a um conjunto de práticas utilizadas pelos gestores em todos os setores da empresa, e muito usada na gestão pública para se responsabilizarem prestando conta de suas ações de forma transparente. Este é um conceito amplo que não está focado em “apontar o dedo” e achar culpados, mas sim em ter o compromisso com os resultados e com o planejamento estratégico.
Trazendo esse conceito para Personal Brand Accountability, podemos dizer que o Nível de Responsabilidade (NR) impactará e definirá quem você é e o quanto você está comprometido com você e com aqueles que se conectam à sua marca pessoal.
Reflita:
Será que as pessoas podem realmente contar com você para fazer as coisas?
Você faz aquilo que diz que irá fazer, ou fica apenas naquela expressão “da boca pra fora”?
E você faz o proposto, mesmo que isso signifique trabalhar mais horas do que se pensava, esforçar-se mais do que esperava?
Willian Arruda, referência americana em Personal Branding, escreveu um artigo para a Forbes com o título: Why Accountability Is The Ultimate Personal Brand Trait—And 4 Ways To Make It The Center Of Your Value System. (tradução livre - Por que a responsabilidade é a principal característica da marca pessoal - e 4 maneiras de torná-la o centro do seu sistema de valores), e diz:
“Qual é um dos ingredientes secretos para impulsionar sua carreira? É a capacidade, a vontade e o desejo de assumir a responsabilidade por tudo o que você diz ou faz.”
Trazer o Personal Brand Accountability para a marca pessoal agrega muito para os valores, eu diria mais, deve fazer parte dos valores, além de auxiliar no processo de construção de credibilidade, confiança e reputação da marca pessoal do profissional.
Mas como efetivamente aplicá-la ou incorporá-la?
O livro Princípios do Oz: Como usar o accountability para atingir resultados excepcionais, escrito pelos autores: Roger Connors, Tom Smith e Craig Hichman, traz 4 pilares que são utilizados por empresas, mas totalmente aplicáveis para pessoas que desejam performar melhor.
Baseado neles eu os adaptei para o foco na marca pessoal, são eles:
See it (Veja)
Primeiro é necessário ser capaz de identificar quais melhorias precisam ser feitas ou alinhá-las aos valores e posicionamento da marca pessoal. Neste momento é necessário entender o problema ou falha, estar aberto a ouvir os outros, receber feedbacks, manter sempre diálogo com os pontos de contato para que seja possível melhorar.
Own it (Possuir)
Agora é a hora de assumir a responsabilidade, uma vez que se compreendeu o problema e se tem os resultados que eles geraram, porém não é uma etapa fácil de ser feita, pois necessita que se compreenda e reconheça qual foi a sua parcela no problema.
Para ajudar nesse momento, pense:
- Qual foi minha contribuição para esse problema e seus resultados?
- O que posso fazer diferente quanto estiver frente a frente com esse problema novamente?
- Que feedback, conselho ou advertência eu daria para alguém que está passando por esse mesmo problema?
Solve it (Resolva)
O próprio tema já diz, é o momento de resolver o problema identificado, é hora de usar o conhecimento e a racionalidade para viabilizar soluções, estabelecendo metas e objetivos sem perder o foco nos resultados e assim realinhar a marca pessoal.
Do it (Faça)
Agora é o momento “mão na massa” deste processo, ou seja, entrar em ação, implantar a ou as soluções encontradas, acompanhando e medindo o progresso.
O Personal Brand Accountability apoia a melhora do desempenho do profissional, fortalecendo sua marca pessoal e consequentemente a percepção de valor que os outros tem, destacando-a das demais marcas do mercado.
Referencias:
Artigo Willian Arruda Forbes:
https://www.forbes.com/sites/williamarruda/2022/05/26/why-accountability-is-the-ultimate-personal-brand-trait-and-4-ways-to-make-it-the-center-of-your-value-system/?sh=462a07457cfa
Princípios do Oz: Como usar o accountability para atingir resultados excepcionais
https://www.amazon.com.br/dp/B086DWK2LN/ref=dp-kindle-redirect?_encoding=UTF8&btkr=1
Paulo Moreti: especialista em Personal Branding, publicitário, coach, autor, palestrante e criador da metodologia Personal Branding Step by Step

