Personal Branding é a mesma coisa que posicionamento para influenciador digital?
Essa é uma pergunta que venho respondendo sempre que lançamos o Workshop de Personal Branding e Personal Marketing, presencial ou os cursos on-line.
Como por exemplo:
Ah, a influenciadora A que tem milhões de seguidores, tem um canal no Youtube e fala sobre Personal Branding, tem um curso de como bombar sua imagem nas redes sociais...
ERRADO ISSO NÃO É PERSONAL BRANDING!!!
O especialista B de comportamento tem um curso de Personal Branding que mostra como me comportar numa entrevista de emprego e fala sobre como deve ser minha imagem pessoal para causar uma boa impressão na entrevista, mostrando que sou a pessoa certa, pois transmito credibilidade...
ERRADO ISSO NÃO E PERSONAL BRANDING!!!
O coach de carreira C vai trabalhar comigo ações para um Personal Branding de sucesso.
ERRADO ISSO NÃO TAMBÉM NÃO É PERSONAL BRANDING !!!
Vale a pena dizer que coaching, assessoria de imagem pessoal, marketing pessoal, não são formas de Personal Branding, mas sim processos muito importantes que complementam o processo de Marca Pessoal. Você primeiro precisa ter o projeto estratégico de gestão da sua Marca Pessoal, ou seja, as bases de informação, para que ai sim consiga trabalhar sua imagem, criar planos de ação e aplicar tudo a um marketing pessoal que seja conectado e efetivo tanto no mundo off-line quanto on-line. Sendo prático, você precisa primeiro conhecer bem o produto para depois conseguir comercializá-lo para o público certo, com as ações certas para que seja efetivo.
Há um desvio de interpretação destes temas acima, assim como do que é Branding e principalmente do que é Personal Branding e para que servem.
Personal Branding é um modelo de gestão orientado para a Marca Pessoal, é o desenvolvimento de um posicionamento estratégico do profissional, seja ele de que área for. Pode ser utilizado para a sua própria carreira ou aplicada para as carreiras de seus clientes, caso você seja um consultor ou gestor de marcas pessoais.
O Personal Branding é o processo de desenvolvimento de uma marca, neste caso VOCÊ, para expressar suas habilidades, personalidade e valores, seu objetivo é construir reputação e aumentar a rede de contatos para que o procurem pelo seu conhecimento e expertise.
Respondendo à pergunta do início, NÃO, não é posicionamento para influenciadores somente, é extremamente importante para influenciadores, como também para médicos, dentistas, vendedores, professores, publicitários, jornalistas, arquitetos, veterinários, enfermeiros, juízes, nutricionistas, enfim todos.
Todas as profissões possuem um mercado definido, um público específico com o qual precisam saber se comunicar, e principalmente possuem CONCORRENTES!!!
Você deve estar se perguntando por que coloquei em maiúsculo a palavra concorrentes? Exatamente porque quando falamos em gestão de Marca Pessoal precisamos ter uma estratégia definida e bem embasada de quais sãos os meus valores e diferenciais competitivos que vou comunicar como profissional ao meu público de interesse, que faça com que eles me identifiquem como a melhor opção ao invés de olhar para o meu concorrente.
Usando a profissão de influenciador como exemplo, podemos perceber a explosão de pessoas se enveredando por este mercado pois muitos acham que é algo simples, fácil.
Neil Patel um dos influenciadores de marketing digital mais conceituados do mundo diz:
“Minha influência me permite escolher projetos e clientes com base nos meus gostos pessoais e interesse em certos desafios.
Influenciadores têm muito poder. Por exemplo, meu conteúdo influencia outros influenciadores. Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, então eu sou cuidadoso em como uso os meus.”
Continua dizendo que isso tudo parece divertido, mas ser um influenciador não foi fácil, e foi preciso muito trabalho focado para alcançar resultados. A identificação de um nicho seja ele um micro nicho ou não, dá relevância à sua Marca Pessoal.
“Comece como um expert entre seus amigos e colegas.
Trabalhe para se tornar o expert em sua cidade e estado.
Então construa seu império a partir daí.”
Neil Patel
Estamos falando de valores, crenças e posicionamento de marca. Criar Personal Branding Awareness é criar a consciência de marca, tema que já tratei no meu último artigo, ou seja, identifica o seu reconhecimento junto ao público. É fazer uma marca ganhar notoriedade, ser lembrada pelo público e torná-la diferenciada para o mercado.
Mais uma vez vou dizer, NÃO EXISTE RECEITA DE BOLO, Personal Branding não é brincadeirinha ou modinha, é gestão estratégica, e tem que ser levada a sério se realmente você quer se destacar no seu mercado.
Quer realmente fazer a gestão da sua Marca Pessoal?
Eu posso te assessorar...
Gestor de Marca Pessoal e Marketing Pessoal
Simple You Desenvolvimento Humano

