Por que é estratégico investir em sua Marca Pessoal?
A sua Marca Pessoal é o seu maior bem e, é com ela bem definida que você irá alavancar sua carreira.
As instabilidades econômicas e políticas do nosso país acabaram gerando uma desaceleração de investimentos financeiros, o que leva a um mercado em estado letárgico, deixando as oportunidades mais escassas, com isso a sua concorrência se multiplica a todo momento e torna-se cada vez mais difícil manter uma carreira profissional estável.
Mesmo em um cenário tão desfavorável, ainda assim é possível você estar debaixo dos holofotes, sendo desejado pelo mercado devido ao seu expertise, mas isso requer uma gestão. Na verdade Personal Branding é um modelo de gestão orientado para a marca que no caso aqui é VOCÊ!!
Venho recebendo em meu LinkedIn constantemente, solicitações de profissionais para dar “dicas” nas estratégias de posicionamento de marca pessoal, querendo saber como podem se destacar da concorrência, etc...
Quase uma consultoria!!!!
Bom a primeira coisa que posso dizer é que dicas e macetes podem até inspirar, mas não funcionam com eficácia e nem da mesma forma para todos, além de serem informações muito rasas. Então para que não comentem que, o que eu disse não funcionou, o que impactaria negativamente no valor da minha marca pessoal, prefiro indicar para que façam uma imersão no processo de conhecimento ou reconhecimento de suas marcas pessoais.
Este é o primeiro de alguns artigos que vou compartilhar um pouco do que aprendi nesses quase 9 anos como gestor de marcas pessoais, assessorando profissionais no Brasil e EUA, nos quais apliquei minha metodologia – Personal Branding step by step.
Tudo começa com o que muitos estão cansados de ouvir, mas não dão muito valor, e que entendo ser extremamente necessário para a construção de uma marca forte, o autoconhecimento. É a partir dele que teremos todos os subsídios para o desenvolvimento de um posicionamento sólido e estratégico.
Podemos fazer um paralelo com os relógios suíços como Audemars, Piguet, Omega, Rolex, Breguet, Cartier, Patek Philippe, eles não são apenas um acessório temporário, um artigo de moda, uma tendência: podem durar gerações. Desde o mecanismo aos mostradores, a qualidade dos materiais distingue os relógios de fabricação suíça da maioria das outras marcas. Eles não são construídos de fora para dentro, quando se tem uma ideia para um novo modelo ser lançado no mercado, primeiro este é “leiautado” e/ou prototipado, depois cria-se todo o maquinário, que deve ser perfeito, sólido e eficaz, ou seja, a essência da marca, para somente então trabalhar a parte externa, e após a estratégia de apresentação deste para o mercado. Vejam há um storytelling por trás que apresenta o porquê ele são considerados os melhores do mundo, os mais desejados e os mais confiáveis.
O problema quando se fala em marca pessoal é que alguns afoitos querem ir direto para as redes sociais e se lançar como “ A MELHOR OPÇÃO” mas sem nenhuma estratégia, óbvio que terão uma enorme dificuldade, não terão efetividade e uma grande parte irá “quebrar a cara”, ou seja, investir e não obter resultados.
Mas voltando ao nosso foco que é a construção de uma estratégia, após esse autoconhecimento feito, que gosto de chamar do momento da pesquisa, onde buscamos informações sobre esse produto “EU”, temos que fazer um diagnóstico destas informações adquiridas no processo de autoconhecimento ou reconhecimento. Este diagnóstico nos dá as informações essenciais para que possa ser desenvolvido um posicionamento, identificado um propósito, que chamo de DNA da marca pessoal e, aí sim, de posse de todas as informações partimos para o desenvolvimento da estratégia desta marca pessoal, que será expressada com consistência pelo seu marketing pessoal em todos os seus pontos de contato, seja on-line ou off-line.
Precisamos deixar de ser profissionais “comoditizados”, entregando sempre as mesmas coisas, o mercado está à procura de profissionais que mostrem algo a mais, que proporcionem experiências positivas, mas muitos continuam entregando aquele pacotinho básico.
O trabalho de gestão de Marca Pessoal na verdade é um processo que não tem fim, a todo momento precisa ser revista a estratégia, alinhando o posicionamento ao momento em que está de vida e carreira, afinal somos um organismo vivo, e a cada momento estamos aumentando nossos skills e absorvendo novos conhecimentos. Os “consumidores” da sua marca precisam perceber que você não se estagnou, que está sempre na ponta, antenado com o mundo VUCA.
Gestor de Marca Pessoal e Marketing Pessoal
Simple You Desenvolvimento Humano

