Como o profissional da saúde pode desenvolver uma marca pessoal?
Nas minhas últimas turmas do curso de Gestão de Marca e Marketing Pessoal pela minha empesa a Simple You Desenvolvimento Humano , notei o aumento da presença de profissionais do setor da saúde, entre eles, médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas entre outros, o que me chamou muito a atenção.
Ficou claro que, além do interesse nos temas, a grande necessidade de saber como fazer a própria gestão da carreira, como se posicionar no mercado, se é ou não necessário estar presente nas redes sociais, como fazer o próprio marketing pessoal e claro como “se vender” melhor para ter um fluxo maior de pacientes no consultório.
Minha intenção aqui não é dar um curso sobre tudo isso, mas trazer alguns pontos interessantes de atenção para iniciar a sua gestão.
Posicionando-se no mercado
A sua marca pessoal deve deixar muito claro o que faz, para quem faz, como faz e porque faz, ou seja, quanto maior clareza as pessoas tiverem em relação ao seu posicionamento, isso as deixará confortáveis e confiantes em contratar seus serviços e trabalhar com você. Eles precisam compreender que tudo o que você está comunicando por meio do seu marketing pessoal realmente representam essa marca pessoal com a qual eles estão se relacionando.
Valor percebido do profissional
Quanto mais alinhada a marca e o marketing estiverem, mais fácil fica comunicá-la, quanto mais esse processo se desenvolve mostrando os seus diferenciais, sua expertise, mais as pessoas começam a olhar o seu desenvolvimento profissional, suas conquistas, suas provas sociais (depoimentos dados sobre o profissional) e começam a criar um vínculo emocional com você. Esteja sempre ativo em seu meio de atuação, seja “O Especialista”, cultivando assim cada vez mais credibilidade no que faz e claro gerando a possibilidade de mais ganhos financeiros.
Uma marca forte o diferencia da concorrência
Não adianta pensar que a concorrência não existe, que você está sozinho em sua área, pelo contrário, muitos estão de olhos em quem você é e o que está fazendo. Sua marca pessoal precisa mostrar que tem diferenciais competitivos que vão além das habilidades técnicas que você aprendeu na faculdade, em especializações e práticas do dia a dia. Você precisa trabalhar a experiência do cliente em seus mais diversos pontos de contato, do inicia ao final da jornada dele com você, independente da sua área de atuação. Quanto mais sua marca se destacar da maioria, mais visibilidade terá, mais distanciado da concorrência você ficará. Lembre-se, isso é uma construção diária da marca e irá levá-lo cada vez mais a ser o primeiro nome a vir à mente das pessoas quando precisarem de um profissional da sua área de atuação.
Autenticidade sempre!
Quando se desenvolve o processo de construção da plataforma de marca (plataforma de marca, define com clareza todos os pilares que fazem parte do Branding: propósito, posicionamento, valores, personalidade, promessa), veja não estou falando da construção de marca, mas da plataforma dela, afinal sua marca já existe, desde que nasceu, o que falta é simplesmente a busca de algumas informações que estão aí dentro de você, uma organização e pronto, temos a plataforma da marca que será a diretriz para o seu marketing pessoal. Mas não se iluda se acha que isso deverá ser feito na forma do achismo, do tipo:
- “É melhor colocar isso porque o pessoal adora!”
- “Vamos fazer o marketing assim porque o concorrente faz e está dando certo para ele!!!”.
- “Coloca aí que sou isso e aquilo para valorizar!”
NÃO!!! O Processo de uma marca autêntica está embasada em seus valores, crenças, trueline , que gosto de chamar de mantra da marca. Isso tudo trará significado para sua expressão de marca feita por meio do marketing pessoal. Marcas construídas baseando-se em verdade, bem geridas tendem a serem duradouras.
Seja um imã de oportunidades
Não será sorte, será trabalho + gestão. Um profissional que se utiliza do processo de gestão de marca e marketing pessoal e a aplica com estratégia e ações assertivas tende a conquistar todos os objetivos desejados. Falo com convicção pois vi nesses mais de 12 anos trabalhando com Personal Branding vários casos de excelentes profissionais, com grandes habilidades e que “patinavam” simplesmente porque não sabiam posicionar suas marcas no mercado. Quando o processo é bem estruturado, em um curto espaço de tempo vemos as oportunidades aparecerem, profissionais despontarem como referências, ofertas surgirem, clientes indicarem...
Voilà!!! Isso é gestão de marca e marketing pessoal! Uma gestão de Marca Pessoal bem feita, permitirá que você possa ser tudo aquilo que deseja ser.
Obs. : Caso queira saber mais sobre meu curso Marca e Marketing Pessoal também veste branco, acesse:
Paulo Moreti
Gestor de Marca Pessoal e Marketing Pessoal
Simple You Desenvolvimento Humano
Paulo Moreti
Gestor de Marca Pessoal e Marketing Pessoal
Simple You Desenvolvimento Humano

