Personal Brand Awareness e Personal Brand Recognition: saiba o que e por que são importantes para a sua Marca Pessoal.
Vale a pena lembrar, antes de iniciar meu texto, que ambos os termos Brand Awareness e Brand Recognition são utilizados no mundo das marcas corporativas, o que não impede de trazermos para o nosso, das Marcas Pessoais, e essa é a minha ideia, mostrar a importância de diversos assuntos que podem alavancar sua Marca Pessoal e consequentemente sua carreira.
Vamos começar com Personal Brand Awareness, você sabe o que significa? Não!!!
E se eu te perguntasse: Você sabe então o quão presente você está na mente dos seus consumidores?
Agora ficou mais claro?
Mas para ficar ainda mais claro, veja como Brand Awareness é conceituado. Esse termo é uma métrica utilizada para a compreensão da consciência de marca, ou seja, identifica o seu reconhecimento junto ao público. Com ela a marca avança para o próximo nível, associando emoções e memórias de uma marca quando você precisa de um produto ou serviço.
O objetivo do Brand Awareness é fazer uma marca ganhar notoriedade, ser lembrada pelo público e torná-la diferenciada para o mercado. Quando você tomou todas no carnaval e seu fígado tá reclamando logo você pega um EPOCLER pra tomar? Quando você teve aquele stress durante o dia e chega em casa com dor de cabeça, vai logo tomando uma NEOSALDINA ou DORFLEX? E depois que você tomou aquele banho delicioso, quentinho, mas a água entrou no ouvido, você pega COTONETE para secar? Associar uma marca a uma solução para o seu problema é considerado reconhecimento da marca.
Você com certeza já fez isso, quer ver?
Omo: sabão em pó
Bombril: palha de aço
Gillette: lâmina de barbear
Xerox: máquina de fotocópia
Agora e Personal Brand Recognition, você sabe o que é?
Apesar de parecer a mesma coisa que Personal Brand Awareness são coisas diferentes, mas que andam juntas.
Brand Recognition é traduzido, para o português, como reconhecimento de marca, é a capacidade que um cliente pode ou não identificar sua marca a partir dos seus atributos, por exemplo um estímulo sonoro, como jingle ou por estímulos visuais como logomarca, embalagens, cores e slogans.
O planejamento de Brand Recognition tem a função de manter a Marca nos olhos e pensamentos dos clientes.
Garanto que consegue identificar que marcas são essas!
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
* caso a memória tenha falhado no final do artigo coloco as respostas.
Importo estes dois conceitos de Branding para o Personal Branding, para mostrar a importância de uma estratégia de posicionamento. O que adianta uma Marca Pessoal ser muito conhecida, mas não possuir credibilidade juntos aos consumidores, também não é interessante para uma Marca Pessoal ter a confiança dos consumidores, mas não ser muito famosa entre o seu público de interesse, ou ainda pior, não possuir um diferencial competitivo que a destaque da concorrência.
Quanto maior for a consciência dos consumidores sobre a sua marca, mais valor ela terá no mercado, agregando vantagens e trazendo maior visibilidade, mas não se esqueça: as estratégias de Personal Brand Awareness e de Personal Brand Recognition sempre devem caminhar juntas, o que trará maiores oportunidades de crescimento a essa marca e os melhores resultados.
“Não dá para um consumidor ter lealdade à sua marca pessoal, se ele não conseguir criar conexões”
Paulo Moreti
Algumas possíveis estratégias que unem Personal Brand Awareness e Personal Brand Recognition:
1. Encontre o público certo
Por mais que você queira que o maior número de pessoas e empresas vejam você, desperdiçar seus esforços com pessoas que não estão interessadas no que você tem a oferecer não é um bom negócio. Seus investimentos serão menores se souber quem é seu público ideal para que possa personalizar campanhas focando as necessidades deles.
2. Presença nas mídias sociais
Quer obter um reconhecimento ou aumentá-lo, vai precisar ter uma presença online. Assim conseguirá disseminar seus conteúdos, campanhas por meio das mais diversas plataformas e assim construir um relacionamento mais sólido com seus clientes e prospects.
3. Diferenciação
Marcas Pessoais que não se diferenciam acabam virando commodities. Mostre seus diferenciais competitivos, o seu valor único, se posicione como a melhor opção do mercado para os clientes.
4. Use seus próprios influenciadores
Nada melhor que o famoso boca a boca com depoimentos de clientes, isso poderá ampliar o alcance da sua Marca Pessoal, atraindo a confiança para novas interações com você.
5. Consistência é a alma do negócio
Sua estratégia trará a credibilidade que tanto necessita para alavancar sua Marca Pessoal, sua logomarca, seu marketing pessoal, seu tom de voz, seu storytelling, sua imagem pessoal, o conteúdo que publica entre tantas outras coisas são as formas de expressar essa marca e precisam ter consistência uma com a outra, não dá para ser uma Marca Pessoal no online e outra no off-line, hoje está tudo misturado, e se o cliente sentir uma inconsistência nisso, com certeza deixará de lhe seguir, comprar e principalmente indicar.
E como andam o seu Personal Brand Awareness e o Personal Brand Recognition?
Posso te ajudar?
Paulo Moreti - especialista em Personal Branding, criador da metodologia Personal Branding Step by Step, Publicitário e co-autor do livro You - quando marca e marketing se conectam.
*As marcas apresentadas acima: Facebook, Nike, Pepsi, McDonald, Android, RedBull, Michelin, Windows
Fonte: Simple You by Dulce Regina Migliorini & Paulo Moreti

